É essencial estar atento ao mercado e às tendências de recrutamento, pois a área de ciência de dados está em constante evolução, e com isso, as oportunidades e os pacotes salariais também estão em fluxo. Portanto, quem pretende seguir esta carreira deve focar-se em atualização contínua e desenvolvimento de habilidades relevantes para se destacar no campo. O cientista de dados é uma profissão vital no mundo de hoje, dado que vivemos https://portalrbn.com.br/tecnologias-que-marcam-presenca-no-futuro-do-desenvolvimento-web/ numa época onde a informação é um dos ativos mais valiosos para as empresas e organizações. Em Portugal, como em outros lugares, um cientista de dados tem um papel multidisciplinar, combinando conhecimentos de estatística, programação e negócios para extrair conhecimentos e insights a partir de grandes volumes de dados. “Um Cientista de Dados representa uma evolução do papel de Analista de Negócios ou Analista de Dados.
No entanto, cada área tem suas especificidades e uma mesma solução de ciência de dados pode funcionar em um domínio, mas em outro não. Portanto, é fundamental para a pessoa cientista de dados desenvolver a capacidade de transformar problemas de negócio em problemas de ciência de dados. A especialização em ciência de dados ajuda a desenvolver as habilidades técnicas necessárias, além de promover o diálogo com profissionais referência no mercado de tecnologia da informação. Esse profissional é responsável por coletar, organizar e analisar grandes volumes de dados, com o objetivo de identificar padrões, tendências e informações relevantes para o negócio.
Resolução de problemas complexos
Se o cientista de dados ocupa um cargo de gestão, terá uma remuneração maior. Por isso o profissional de tecnologia precisa ficar atento ao negócio como um todo, e não apenas aos dados. O conhecimento em algoritmos de Machine Learning e Data Mining é essencial. O cientista de dados deve dominar essas áreas e ser capaz de lidar com os dados para extrair informações de valor. A ciência dos dados é uma área destinada a profissionais que têm habilidades e facilidade para lidar com Matemática. Nesse sentido, a estatística é ponto fundamental para que a empresa possa confiar nos resultados e nas recomendações.
Quer isso signifique comunicar com a direção da empresa, o governo ou o público, um data scientist deve fornecer informações claras e úteis. Isto significa que as capacidades de comunicação são uma parte vital do trabalho de um data scientist. O cientista de dados é o profissional responsável por estudar os dados e procurar extrair deles informações relevantes. Assim, ele consegue ajudar empresas na tomada de decisões e até mesmo fazer previsões para o futuro. Há quem diga que o cientista de dados é a evolução do analista de negócio, passando a ser denominado de analista de dados.
Baseadas em objetivos e capacidade
Quem busca uma faculdade gratuita em Ciência de Dados deve conhecer a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), que oferece essa graduação através da modalidade EAD e sem qualquer tipo de custo. Tenha Estratégias de empresas: como a ciência de dados determina o planejamento corporativo como principal trunfo a curiosidade, para sempre se aprofundar nos assuntos que estuda e trabalha. Isso contribuirá para desenvolver hipóteses e testá-las em busca de soluções que fujam do óbvio.
Na ESEG, a grande vantagem é que a formação acadêmica é ampla e relaciona dados puros com aplicações do mundo real, permitindo que o engenheiro da computação atue na área de Data Science. Existem alguns caminhos para se tornar um profissional da área de ciência de dados de sucesso. Existem muitas multinacionais e startups que precisam de cientistas de dados para organizar, tratar, analisar e aproveitar a enorme quantidade de dados gerada diariamente. Usar Data Science é inevitável e já é uma fonte essencial de concorrência e crescimento.